quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

LIXO E MERENDA TERCERIZADO EM MONTES CLAROS

Reportagem: Cicero Felipe e Jornal Estado de Minas
Edição: Cicero Felipe
Revisão: Silvana Sapori

Primeiro foi a merenda escolar. Agora é a limpeza pública que está sendo tercerizada em Montes Claros.O anúncio foi feito pelo prefeito Luíz Tadeu leite(PMDB)Ele argumenta que o o o objetivo da privatização da coleta de lixo é a economia de recorsos.Segundo estúdos encomendados pela prefeitura,o município gasta cerca de R$1,8 milhão por mês com a varreção e coléta de lixo.Com a privátização,o custo de manutenção da limpeza pública pode cair para R$ 1,5 milhão. O mais importe é que, na iniciativa privada, além de ficar mais fácil a fiscalização o serviço ganha mais eficiência, afirmou o chefe do executivo.
Hoje, na prática, grande parte do serviço de limpeza não é feito pela prefeitura e sim pela empresa municípal de serviço, obras e úrbanização{Esurb}, ligada admistração municipal. Porém, Tadeu Leite alega que não prentende esvaziar a Esub,negando também a intenção de demitir funcionários da empresa do município. A nossa propósta é que os funcionários não concursados, da Esud e da secretária municípal de serviços úrbano que já trabalha na limpeza pública seja aproveitado pela firma que vencer a licitação para cuidar da limpeza da cidade.
Os servidores não concursados, deverão se deslocar para outros setores da prefeitura,desse.
Ele informou ainda que, sendo deflagrado o processo, a empresa que vencer a licitação ficará responsável pela construção do novo aterro sanitário da cidade,numa área de aproximadamente 30 mil metros quadrados.
Em agosto último, a atual administração de Montes Claros promoveu a licitação para a terceirisação da merenda escolar.
A empresa vencedora da licitação fornece a merenda para 128 escola da rede municípal-na área urbana e na zona rural, incluindo também instituições de ensino infantil. Ao todo são fornecido 70 mil refeições por dia, incluindo cafê da manhã. Tadeu leite sustentou que, com a privatização a qualidade da merenda foi melhorada, sendo também uma alimentação balenceada. Além disso, a fiscalização é mais eficiente. As diretoras não precisam mais ficar destampando as panelas para ver como esta a merenda. Assim, têm mais tempo para cuidar da qualidade do ensino, diz o prefeito da Cidade .