quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ladrão de moto tem novo transporte para cadeia

Reportagem: Silvana Sapori
Edição Silvana Sapori

O crime não compensa. Com esse velho ditado, duas pessoas foram presas depois de uma frustrada tentativa de assalto a mototaxista e taxista, na tarde de segunda-feira, 14, e madrugada de ontem, terça-feira, nos bairros Renascença e JK, região Norte de Montes Claros.

De acordo com a PM, o mototaxista Carlos Alberto Celestino Ferreira, 47 anos, estava na Praça de Esportes, área central de Moc, quando foi solicitado por um desconhecido para uma corrida até o Bairro Santa Cecília

Ao chegar à Rua Clementina Xavier, Bairro Renascença, o passageiro bandido, armado com um revólver, obrigou o trabalhador do transporte alternativo a parar e a entregar a moto Titan preta, placa HIZ-1085.

Sabendo da dificuldade financeira para adquirir o veículo, o mototaxista reagiu ao assalto para impedir que o bandido levasse a moto. Embora a PM não aconselha a população a reagir a assalto, o trabalhador entrou em luta corporal com ladrão. Para amedrontar a vítima, o bandido atirou duas vezes contra ela, porém, sem acertá-la.

Ainda resistindo ao assalto, o trabalhador agarrado ao bandido, este, acertou diversas coronhadas na cabeça da vítima resultando em sangramento. Para não sair com as mãos vazias, o ladrão levou somente um capacete cinza e fugiu sentido ao Bairro Floresta.

O crime chama a atenção devido ter sido praticado em plena luz do dia, em local com um intenso movimento de pedestres, caracterizando assim a banalização do crime em que os bandidos acometeram a população.

Apesar de não ajudarem a vítima a espantar o bandido, isso porque ele estava armado, a população ligou rapidamente para a PM e informou que o bandido havia trocado de camisa e embarcado em um ônibus da Alprino.

Rapidamente foi realizado um intenso rastreamento de diversos policiais militares que saíram na captura do bandido. Rapidamente eles abordaram e interceptaram três coletivos.

Os dias de roubo do desempregado Edney Rodrigues Verciane, 23 anos, residente na Rua Quarenta e Dois, Cidade Industrial chegaram ao fim. Ele foi encontrado em um dos veículos. Com o ladrão que não contava com a falta de sorte, esta, o levaria para ver o sol nascer quadrado, os policiais encontraram um revólver calibre 32 municiado com três cartuchos intactos, dois estavam deflagrados. O capacete da vítima foi recuperado. Edney foi preso e entregue na delegacia de polícia.

Segundo os policiais que participaram da ocorrência, Edney confessou que pretendia roubar a moto e posteriormente iria vender o veículo.

Ainda de acordo com os policiais militares, há cerca de dois meses, eles cumpriram mandado de busca na casa do autor, sendo localizado na ocasião um revólver e um espingarda polveira, porém, na ocasião, seus parentes alegaram ser de um primo.

A vítima sofreu ferimentos na cabeça e foi levada para o pronto-socorro do Aroldo Tourinho onde foi medicada e liberada.

O outro bandido frustrado foi preso no trevo da churrascaria Chimarrão.

Segundo a PM, um taxista que também não teve o nome divulgado por medo de represálias de outros bandidos, na madrugada de ontem (terça-feira), um desconhecido contratou o taxista na Praça Doutor Carlos para uma corrida até o Bairro JK.

Chegando ao local, o passageiro bandido pediu ao motorista que prolongasse a corrida até a Avenida Perimetral, Bairro Village do Lago.

Ao passar próximo a ma telefone público, o passageiro pediu que o motorista parasse o carro e foi até ao orelhão. Com a crime já premeditado na mente do bandido, este, voltou armado com uma faca, entrou no veículo e ameaçou o taxista.

Como no primeiro assalto frustrado, o taxista também reagiu ao roubo e saiu com o bandido dentro do carro fazendo manobras bruscas e ameaçou o bandido afirmando que iria bater o carro em um poste.

Sabendo que estava correndo perigo de morte, isso porque o taxista poderia bater o carro e matá-los, o bandido jogou a faca em uma matagal e passou a agredira a vítima com socos, gritado para que ele parasse o carro e entregasse o dinheiro, contudo, não imaginava que seus dias no crime estava chegando ao fim.

Com muita coragem, o motorista continuou dirigindo o veículo até o trevo da churrascaria Chimarrão, onde parou o carro e gritou por socorro.

Além de não conseguir levar o carro e muito menos o dinheiro, além de ver sua vida em perigo quando o motorista ameaçava bater o veículo em um poste, o bandido teve sua frustração finalizada. Naquele momento, uma viatura da PM passava pelo local.

Rapidamente os policiais prenderam William Tadeu Batista Santos, 28 anos, residente na Rua República da Guatemala, Bairro JK. Após averiguações no percurso percorrido, a faca utilizada por William foi localizada. Ele foi levado para delegacia de polícia juntamente com a arma apreendida. A vitima queixava de dores no abdômen e foi socorrida até o pronto-socorro da Santa Casa onde foi medicada e liberada.