terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Graviola gigante chama a atenção em um bairro de Montes Claros

REPORTAGEM E FOTO: Jornal o norte
Edição e revisão: Cicero Vicente



Uma fruta gigantesca, chamada graviola, mesmo nome da árvore, chama a atenção dos vizinhos da casa número 1.231 da Rua Campo Belo, Bairro Santa Rita II. É que ali nasceu e se desenvolveu uma graviola que pesa 3 quilos e exibe a opulência de suas peculiaridades, inclusive curativas (dizem que é eficiente até para o tratamento de câncer).
A árvore foi plantada por dona Aurely Ferreira Costa há certa de dez anos. Agora, ela exibe orgulhosa o fruto de maior sucesso do seu pomar.
A graviola é uma fruta originária das Antilhas, prefere climas úmidos, baixa altitude, e não exige muito em relação a terrenos. A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 04 a 06 metros de altura) e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos têm forma ovalada, casca verde-pálida, dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e semelhante à fruta-do-conde.