terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entrevista com a Banda Asas Livres

Reportagem: Silvana Sapori

Edição: Silvana Sapori e Cicero Felipe

Fotos:www.asaslivres.com.br

Imagem: Kleberth e Luiz.





Momentos antes de subir ao Palco, do ultimo show da turnê do mês de Novembro a banda Asas Livres gentilmente concedeu uma entrevista a nossa equipe de reportagem,onde de maneira formal e descontraida nos conta dos planos futuros para a banda e panorama atual do Arrocha.



A banda Asas Livres nasceu em São Francisco do Conde, e se consolidou em Candeias, no Recôncavo Baiano. Liderada pelo tecladista e percussor do estilo musical "Arrocha", Jailton Barbosa,`{foto} é hoje a maior representante do gênero.
O Asas Livres está na estrada há 23 anos, e no início tinha guitarras, baixo e bateria. A idéia de usar apenas o teclado veio do pai de Jailton, um caminhoneiro, que trouxe uma fita do sudeste onde os artistas tocavam de tudo no teclado, assim a banda resolveu experimentar a receita, misturando com o tempero baiano. E o resultado foi o sucesso!!!
O grupo inovou o conceito da musicalidade no Brasil, trazendo de forma simples, um novo ritmo e trazendo a alegria para milhares de pessoas que são seduzidas pelo "Arrocha".
Recentemente o grupo se apresentou no Domingão do Faustão, programa de maior audiência da televisão brasileira, apresentando ao Brasil o ritmo "Arrocha" e todo o romantismo das canções da banda Asas Livres.
No final de 2003 a banda lançou o segundo cd, batizado como "Arrocha", que virou sucesso. Fazendo diversas apresentações na capital e no interior de todo o Brasil.




CONFIRA ENTREVISTA A BAIXO COM O TECLADISTA,FUNDADOR DA BANDA E DO RITIMO ARROCHA JAILTON BARBOSA{FOTO}



Silvana Sapori: Para começar conte nos como surgiu a banda,e quem deu a idéia do nome Asas Livres?


Jailton Barbosa: A banda surgiu no ano de 1986, no começo era uma banda de axé com guitarra,baixo e batéria A idéia de usar teclado veio do meu Pai,que era caminhoneiro e trouxe uma fita do sudeste onde os artistas tocava de tudo no teclado,assim a banda resolveu misturar a receita,o que se tornou o sucesso de hoje em dia.

Silvana Sapori: A banda sempre tocou este ritimo?

Jailton Barbosa: Não, eu comecei há 18 anos tocando axé e depois há mais ou menos uns 10 anos eu montei um grupo de seresta. Como a seresta era muito comum na Bahia eu resolvi mudar, criar um próprio estilo, e graças a Deus eu tive a felicidade de fazer o ritmo Arrocha..

Silvana Sapori: Qual foi o aconteçimento mais inusitado num show de voçês?

Jailton Barbosa: {risos.} ..uma série de coisas primeiro, as meninas tiram a calcinha jogam no
palco, é uma coisa de louco. Pra gente é difícil até de falar porque cada show acontece alguma coisa de interessante e a gente fica muito surpreso. As fãs ficam cada vez mais eufóricas...

Silvana Sapori: De onde vem a expresão ¨ARROCHA¨?

Jailton Barbosa: essa expresão veio do publico mesmo {risos..}: que arrochava a parceira de dança,e alguns fica arrocha, arrocha'.{risos..}ai o outro cantor o Lauro Brasil continuou falando no palco, e nisso o povo foi gostando,e hoje o arrocha é sucesso.

Silvana sapori:Algumas pessoas afirmam que o arrocha é uma reciclagem da musica brega,o que tem de diferente?

Jailton Santana:Eu não sei bem o que eles querem dizer o que é música brega, porque o que eu entendo, é que o brega é uma música romântica boa. O arrocha é um romantismo,como uma música sertaneija, porem em outra roupagem,é uma música boa de se ouvir. Então a diferença é que o arrocha tem uma dança boa que surgiu junto com o romantismo.

Silvana Sapori: Recentimente voçês estavam numa lista de cds mais vendidos como voçês vê este sucesso?

Jailton Barbosa: Pra mim é uma felicidade muito grande em saber que uma coisa que nós criamos teve graça de cair na boca do povo, saber que todos gostam, ouvem e compram nossos discos. Inclusive eu quero agradecer a todos por termos conseguido dois discos de ouro. Eu espero que esse terceiro disco do Asas livres tambem consiga ganhar disco de ouro.

Silvana Sapori:Qual a canção do Asas Livres que representa melhor a banda?

Jailton Barbosa:tem várias como, tudo azul,arrocha.......

Silvana Sapori:Qual foi o local em que a banda apresentou que mais marcou?

Jailton Barbosa: Todos os nossos shows são muito marcantes,mas o mais marcante de todos foi o lançamento do nosso CD no parque de exposição na Bahia onde tinha mais de 100 mil pessoas.

Silvana Sapori:voçês estão fazendo shows por todo o Brasil,qual o periodo em que a banda mais trabalha?

Jailton Barbosa :Estamos fasendo shows por varios lugares principalmente pelo norte e nordeste do Brasil,trabalhamos durante todo o ano,mas o meio e final de ano sempre apareçe mais trabalho!

Silvana Sapori:Qual a média de apresentação anual?

Jailton Barobosa:Temos uma média de seis shows por semana,uns vinte mensal,e uma faixa de duzentos anual.

Silvana Sapori:Quais são os planos futuro para a banda?

Jailton Barbosa:estamos com o projeto para gravaçao do nosso primeiro dvd para o mês de Abril do próximo ano.

Silvana Sapori:Qual foi o momento mais marcante da historia do Asas Livres?

Jailton Barbosa:Temos vários mas um deles foi o show nosso no Parqu de Exposição na Bahia recorde de público 130 mil pessoas e o segundo momento foi a participação como convidados do domingão do faustão no ano de 2003,estes foi um dos mais marcantes.

Silvana Sapori: Finalizando, deixe um recado pra todos os fãs que curtem o Asas Livres.

Jailton Barbosa: Gente obrigada pelo carinho enorme de cada um de voçês,obrigada mesmo de coração.

Rafa: Obrigada a todos que curtem o trabalho do Asas Livres,obrigada pelo carinho de todos os fãs e continue nos acompanhando

Cleiton: Obrigada a todos os nossos fãs de todo o Brasil,um bjo enorme a cada um de voçês.